BERÇÁRIO:
Projeto Identidade
Convivência e aprendizado
Justificativa
É importante para nós professoras conhecermos a história de cada criança, seu comportamento e modo de ser para que possamos entender suas atitudes no CEI. E através das pesquisas oportunizar um maior contato e relacionamento entre pais – CEI – criança.
Objetivo
· Oportunizar um maior relacionamento e conhecimento da história entre pais – CEI - criança para obter um maior aprendizado;
· Aproximar CEI e pais;
· Identificar-se no espelho;
· Conhecer a história e o significado dos nomes;
· Desenvolver a linguagem oral;
· Identificar seus objetos;
· Conhecer objetos de uso pessoal (higiene).
Desenvolvimento
· Cantigas usando o nome das crianças;
· Pesquisa com os pais;
· Fotos com nomes (móbile);
· Desenho do pé e da mão com mensagem (1º por no chão);
· Esconde – esconde (música – Onde esta o neném? Usando lençol).
· Caixa com objetos de cada criança;
· Mancha no rosto (espelho – observar se a criança se reconhece);
· Painel com significado e história do nome;
· Árvore genealógica (pode-se usar fotos, desenho, colagem);
· Conhecer objetos de higiene (mostrar e perguntar para que serve).
· Hora da massagem, contato com o outro;
· Ginástica no colchão;
· Imitando os bichos;
SEMANA DA PÁSCOA
Objetivo
· Desenvolvimento coordenação motora;
· Estimular a atenção e a linguagem;
· Observar as cores;
· Estimular a imaginação.
Desenvolvimento
· Ninho do coelho (dentro de cesta ou caixa);
· Pintura da casquinha;
· Pintura facial;
· Colagem de casca de ovo;
· Dedoche do coelho;
· Músicas de páscoa com fantoche na vareta;
· Enfeite da sala – árvore de Páscoa;
· Visita do coelho e festa (05/04);
· Cesta com lata de Nescau e molde do coelho;
· Histórias: O coelho engraçado.
PROJETO DIA DAS CRIANÇAS
Justificativa:
A criança tem o direito de ser feliz, de ser valorizada, respeitada e amada. Ela passa a maior parte do tempo na escola, que por sua vez desempenha sua função social proporcionando à criança um ambiente feliz, acolhedor e amável.
Objetivos:
Promover, durante a semana da criança, atividades extraclasse, variadas e interessantes, visando dar a criança oportunidades de lazer e sociabilidade educativas;
Valorizar a criança;
Estimular a auto-estima;
Desenvolver o raciocínio-lógico, a expressão oral e corporal, a coordenação motora, diferenciando a percepção auditiva e visual da criança;
Proporcionar jogos e brincadeiras.
Desenvolvimento
Dominó;
Quebra cabeça;
Atividade de matemática e português, desenvolvendo o raciocínio logico;
Atividades diferenciadas: dia do brinquedo(piquenique); festa tropical; oficinas com: sala de música; pintura facial; pintura em papel; bolas de sabão; dia da bicicleta; brinquedos infláveis.
Avaliação
A avaliação deve buscar entender o processo de cada criança e a significação que cada trabalho comporta. A observação do grupo, além de diária e constante, deve fazer parte de uma atitude sistemática do professor dentro do seu espaço de trabalho.
PROJETO CUIDANDO DO MEIO AMBIENTE
Justificativa:
O nosso projeto sobre o meio ambiente, tem por princípio básico conscientizar as crianças e a comunidade escolar sobre a necessidade de se construir uma prática social baseada na preservação do ambiente, isto é, para ter consciência de que para estarmos no mundo é necessário que cuidemos do mundo, não poluindo e criando formas de efetivar ações e atitudes de respeito e preservação ao meio ambiente.
Objetivos:
→ Estimular o cuidado com a natureza;
→ Nomear e reconhecer diferentes animais (doméstico e selvagem) relacionando aos alimentos que eles nos fornecem;
→ Reconhecer a importância e a necessidade de preserva-las;
→ Desenvolver a capacidade de expressar livremente as ideias experiências e emoções;
→ Organizar ideias e transmitir oralmente;
→ Identificar a estação da primavera;
→ Identificar a importância da conservação do ambiente escolar;
→ Desenvolver atitudes de cortesia e cooperação;
Atividades:
• Decoração da sala;
• Confecção de uma árvore gigante;
• Pintura com tinta guache;
• Recorte e colagem;
• Músicas;
• Desenhos para colorir;
• Arte em EVA (borboleta);
• Histórias referentes ao tema; • Experiência sobre germinação.
• Brincadeiras dirigidas (dança das flores, pantomima da sementinha, imitando os animais, mia gatinho);
• Cartazes; • Observar gravuras;
• Plantação de mudas; • Passeio (visita à horta da Dona Santa)
PROJETO : COISAS DA VOVÓ E DO VOVÔ
Justificativa:
O Dia da Vovó ou dos Avós é uma daquelas datas que geram polêmica por conta das críticas dos que só veem o lado comercial da comemoração. Mas ela é muito mais que isso. Celebrar o Dia dos Avós significa celebrar a experiência de vida, reconhecer o valor da sabedoria adquirida, não apenas nos livros, nem nas escolas, mas no convívio com as pessoas e com a própria natureza.
O papel simbólico desempenhado pelos avós é muito importante para a criança. Mesmo depois de mortos, costumam fazer parte das nossas, geralmente boas, lembranças da infância. Nem a morte os separa dos netos, pois eles continuam identificados à sua primeira infância. Ao contrário do que se pode pensar, os avós fazem muito mais do que mimar os netos. Muitas vezes eles são o suporte afetivo e financeiro de pais e filhos. Por isso, se diz que os avós são pais duas vezes.
Objetivos:
> Valorizar o papel importante dos avós;
> Destacar a importância da família da construção do sujeito;
> Resgatar os valores dos idosos na sociedade.
Conteúdos:
> Roda de conversa;
> Árvore genealógica;
> Confecção da colcha da vovó;
> Cadeira do vovô;
> Flor com copo de Danoninho e copinho de cafezinho;
> Pintura e colagem;
> Objetos da vovó.
Foi muito importante o desenvolvimento desse projeto, pois houve o resgate da valorização e respeito pelas pessoas idosas.
PROJETOS MATERNAL
PROJETO
ADAPTAÇÃO
Justificativa
Com este projeto
queremos que as crianças tenham a sua autonomia própria, sabendo se cuidar e auxiliando
seu colega nas dificuldades no cotidiano escolar.
Objetivos Gerais
- Brincar e imitar ações;
- Explorar o ambiente a sua volta;
- Respeitar regras simples de
convivência social;
- Participar de momentos de
musicalização;
- Apresentar percepção auditiva;
- Realizar contagem oral;
- Demonstrar organização e
responsabilidade com seus pertences;
- Comer com autonomia;
- Demonstrar motricidade ampla
(virar cambalhota, arrastar, correr, subir, descer, saltar, rolar...)
- Controlar os esfíncteres;
- Demonstrar coordenação ampla e
fina.
Desenvolvimento
- Exploração do próprio corpo;
- Brincadeiras com cantos e
movimentos;
- Contato físico;
- Jogos e brincadeiras,
envolvendo modulação de voz, melodias e gestos faciais;
- Descoberta e exploração do
movimento;
- Produção de sons corporais;
- Rodas e Cirandas;
- Jogos com movimentos;
- Desenvolvimento da audição;
- Observação do corpo em
movimento;
- Percepção;
- Imaginação;
- Diálogo;
- Brincar;
- Comunicar;
- Amigos;
- Cuidados com o corpo, saúde
geral e prevenção de acidentes;
- Proporção;
- Oralidade;
- Identificação de pertences
pessoais pelo nome;
- Valores e princípios;
- Sonso de responsabilidade;
- Asseio Pessoal;
Fotos das crianças enquanto estão
se adaptando ao CEI. Brincando e se divertindo muito.
PROJETO
PÁSCOA
Justificativa
Com este projeto
queremos incentivar o verdadeiro sentido da Páscoa. Comemorar a Páscoa significa relembrar a ressurreição de Cristo
Por isso é tempo
de paz e amor, alegria e esperança, pois Ele que deu a vida por amor a nós.
Assim queremos
diante disto usar a reflexão e a imaginação de nossas crianças de maneira
descontraída, pois aos poucos estarão compreendendo o verdadeiro sentido de
comemorar esta data.
Sendo assim
usufruiremos deste momento com atividade onde nossas crianças possam expressar
seus sentimentos com esse projeto de Páscoa.
Desenvolvimento
- Brincadeira com contos e
movimentos;
- Mímicas e gestos faciais;
- Brincadeiras musicais;
- Repertório de música;
- Diversidade de produção
artística;
- Imaginação;
- Desenho;
- Pintura;
- Pintura Facial;
- Falar e escutar;
- Coordenação Motora;
- Tradições culturais da família
e da comunidade;
- Maior/Menor;
- Interação;
- Cuidados Pessoais;
Objetivos Gerais
-
Compreender o verdadeiro significado da Páscoa;
-
Aguçar a emoção, reflexão, socialização, imaginação e criatividade da criança
em relação à chegada e a preparação para a Páscoa;
-
Participação de momentos de musicalização e brincadeira;
-
Fazer comparações;
-
Identificar a diversidade de produção artística;
-
Apresentar concentração nas atividades;
-
Demonstrar organização e responsabilidades com material coletivo e produções.
PROJETO
DIA DAS MÃES
Justificativa
Com esse projeto
queremos fazer com que as crianças aprendam a verdadeira importância que a mãe
tem na família. Ensinando a elas o significado da palavra mãe, transmitindo
para as crianças o respeito e o carinho que temos pelas mães. A escola precisa
resgatar os valores éticos entre filhos e mães, valorizando a família.
Objetivos
Gerais
-
Desenvolver a expressão de carinho e afeto pela mamãe;
-
Valorizar o papel das mães;
-
Conscientizar as crianças sobre valores éticos, tais como; obediência, respeito
e compreensão;
-
Estimular a comemoração do dia das mães;
-
Desenvolver o raciocínio lógico, a expressão oral e a corporal, por meio de
musica;
-
Desenvolver a coordenação motora, a percepção auditiva e visual da criança;
-
Ensinar regras de procedimento de comportamento ex.; pedir licença, por favor,
obrigado, etc.;
Desenvolvimento
-
Percepção musical;
-
Coordenação motora fina e ampla;
-
Sensação tátil e visual;
-
Pintura com guache;
-
Desenho mimeografado;
-
Expressão corporal;
-
Cantigas – O sapo não lava o pé substituindo com o nome das mães;
Fotos de trabalhos
desenvolvidos de algumas crianças usando tinta guache e as mãos, outras fotos
pintando com lápis de cor. Neste trabalho as crianças gostaram muito de pintar
usando tintas, foi muito divertido.
PROJETO
FESTA JUNINA
Justificativa
É
uma data comemorativa que as crianças precisam aprender a valorização, precisam
aprender o significado das festas juninas que acontece no mês de junho
compreendendo que é uma avaliação cultural direcionada a cada uma das regiões
do nosso país, assim as crianças conhecerão as comidas típicas o vestuário e as
danças.
Desenvolvimento
- Conhecer os costumes de cada
região;
- Providenciar a organização da
festa;
- Percepção rítmica;
- Pequenos repertórios para
estabelecimento de relações e reconhecimento ao ouvir;
- Observação do corpo em
movimento;
- Representação figurativa por
meio de desenho, colagens e esculturas;
- Comunicar e expressar desejos,
necessidades, opiniões, idéias, preferências e sentimentos;
- Ampliação do vocabulário;
- Comunidade;
- Contagem;
- Formas;
- Imagem Corporal;
- Cooperação;
- Jogos e brincadeiras.
Objetivos Gerais
- Demonstrar equilíbrio e ritmo
dos movimentos;
- Reconhecer e localizar tipos de
som;
- Respeitar regras de convívio
social;
- Realizar contagem oral;
- Brincar de imitar ações;
- Explorar o ambiente a sua volta;
- Demonstrar noções de
classificação, seriação e ordenação de objetos;
- Apresentar hábitos de higiene;
- Participar de atividades
propostas;
- Observar e questionar
situações.
Fotos
da festa junina onde as crianças estavam todas trajadas de caipiras, muito
fofos..
Atividades
desenvolvidas pelas crianças pintar com lápis de cor colagem. Neste projeto as
crianças adoraram por era uma atividade diferente que usavam varias cores, foi
muito divertido, adoramos...
SALA:
MATERNAL
PROFESSORAS:
LUANA MARCHI
LUCIMARA
DA SILVEIRA
LUCIANA
MOLINARI